Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | A Profecia de David Seltzer


A Profecia foi um dos primeiros livros de terror (ao lado de O Exorcista) que eu li que me despertaram essa paixão pelo gênero, e na época eu senti muito medo da história e principalmente de Damien, na verdade até podia sentir os olhos vermelhos me encarando do lado escuro do meu quarto. Poucos livros me modificaram tanto como esse, eu fiquei extremamente assustado e após a leitura foi que eu vi essa sensação de medo e ao mesmo tempo uma ânsia de superá-lo tinha me fisgado, eu precisava de mais terror, terror, terror! Estava completamente viciado por esse tipo de histórias.

O livro é a novelização do filme de 1976 (o livro foi lançado duas semanas depois do filme nos EUA) ambas criadas a partir da mente de David Seltzer e se tornando seu melhor e mais memorável trabalho. No Brasil há mais outra novelização de sua autoria publicada: A Semente do Diabo, um livro sobre monstros e mutações genéticas.

A Profecia, como toda história baseada em um filme, é um livro pequeno e de leitura rápida, os capítulos agem como cenas, alguns são curtos e velozes e outros se demoram mais para causar um suspense preparatório para as cenas chave da história. O maior triunfo da história está na tensão crescente ao longo das páginas, com um começo absolutamente normal a naturalidade com que o autor passa para o sobrenatural é brilhante. 

Após as primeiras páginas o leitor é arrebatado para o centro dos acontecimentos e se vê refém do livro, a história não dá descanso até ser terminada e algumas vezes mesmo após a ultima linha ter sido lido e a ultima página fechada, as questões levantadas no enredo ainda se repetem no fundo da mente.

Damien Thorn é protagonista, ainda que apenas uma criança, aos poucos com ajuda da estranha seita que o ajudou vir ao mundo, tem consciência do que é e seu papel para com a humanidade. Ele é assustador e ao mesmo tempo incrivelmente "atraente" para o leitor, uma criança inocente que ainda não fez nada...

Enfim o livro é de leitura obrigatória para o fã de terror. Para a leitura se tornar inesquecível aconselho a lê-lo tendo como trilha sonora de fundo, a trilha original do filme orquestrada, principalmente nas ultimas páginas, misturando a tensão do livro com a assustadora Ave Satani, ganhadora do Oscar de Melhor Trilha Sonora.

  A Profecia (1976) | Ficha Técnica 
   Título original: The Omen (1976)
   Autor: David Seltzer
   Tradutor: A. B. Pinheiro de Lemos
   Editora: Record
   Páginas: 199 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

11 Comentários

  1. nossa muiiiitoooo massaa velho

    ResponderExcluir
  2. já li o livro e gostei muito no inicio mim assustei mas queria muito ler até o final e mim amarrei nas partes de suspense sensacional.

    ResponderExcluir
  3. cara só comecei a ler esse livro agora por causa de minha professora, e tá sendo mt show e aterrorizante ao msm tempo, tenho a sensação de q tem sempre um alguém me olhando. massa d++++++

    ResponderExcluir
  4. cara eu li esse livro quando tinha 11 anos ,hoje tenho 32,faz muito tempo mas ainda me lembro do fascínio que ele me causou.

    ResponderExcluir
  5. queria que tivesse o download dele para mim ler...ou fascinada por livros de terror

    ResponderExcluir
  6. O livro A Profecia de David Seltzer foi o melhor investimento de R$1 jamais feito por mim, sempre digo isso para as pessoas. Comprei o meu em um sebo. Escrevi para a editora Record pedindo a republicação não só da obra de Seltzer, mas também das continuações feitas por Joseph Howard e Gordon McGill. A deste último, Conflito Final, está a caminho de mim.

    ResponderExcluir
  7. eh massa demais o filme..tou preocurando o livro deve ser fodah..

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro quando tinha 13 anos e me causou espanto. Hoje aos 42 anos, gostaria de ler novamente e talvez ter a mesma sensação!

    ResponderExcluir
  9. É um ótimo livro, pra quem não sabe ele tem sequência, eu li os três livros na biblioteca da escola onde estudei, mas agora não acho mais o nome dos outros livros, procurei na internet mas não encontrei nenhuma informação a respeito ainda.

    ResponderExcluir
  10. Onde consigo os dois outros livros da sequencia?

    ResponderExcluir
  11. Não tive a oportunidade de ler o livro, e olha que eu sou fanático por livros! O filme, esse vi e revi várias vezes, é atraente, é envolvente, possui aquela aura perturbadora que agrada a todo apreciador de suspense e terror. Gregory Peck e a lindíssima Lee Remick estão sublimes em suas interpretações. O afunilamento da trama, já próxima de seu final, é extremamente envolvente. Considero um filme imperdível!

    ResponderExcluir