Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | A Casa do Mal de Dean Koontz


A Casa do Mal é sem sombra de dúvidas um dos melhores livros de Dean Koontz e uma obra obrigatória para os fãs de terror. Pode-se dizer que faz parte da fase "agressiva" do autor na qual misturava personagens normais a tramas sobrenaturais e vilões grotescos com os mais estranhos e doentios poderes, criando um thriller de leitura viciante que mescla a tensão inerente ao terror com reviravoltas e cenas gore remanescentes do horror dos anos oitenta. No Brasil a obra é considerada rara, com uma única publicação no inicio da década de noventa, porém A Casa do Mal faz valer a pena cada centavo gasto em sua compra.

Diferente do que o título faz acreditar o livro não se trata de casas assombradas, mas se refere a uma metáfora bastante comovente que mistura inocência e uma profunda compreensão das diretrizes do mundo. Dean Koontz é especialista em criar personagens carismáticos e profundamente reais, e esta característica aliada a seu estilo narrativo rápido e contumaz consegue tecer tramas cheias de suspense e mistério. Mais do que tudo é um exímio contador de histórias, consegue prender a imaginação do leitor e transportá-lo para lugares fantásticos onde o bem e o mal travam suas silenciosas batalhas no coração dos homens. Enquanto Stephen King domina os cenários sombrios do Maine no leste americano, Dean Koontz mostra que o ensolarado oeste também possui sua cota de horrores.

"Vagalumes em um vendaval". É com essa curiosa frase que Frank Pollard desperta em meio a uma rua deserta. Como cenário de fundo, uma praia californiana com suas palmeiras balançando através do suave toque do vento e o inconfundível som das ondas na areia. Porém essa calmaria é superficial, a brisa possui um toque gélido e a impressão de que olhos observam a partir da escuridão traz um arrepio que surge do fundo da alma. Frank não sabe onde está e não tem a mínima ideia de quem possa realmente ser, a única certeza é do perigo que o espreita, algo tão terrível que a memória impressa em sua mente é forte demais para ser apagada pela amnesia. Sua única chance de salvação é correr, fugir sem direção buscando um refúgio inexistente. 

Koontz nas primeiras páginas deixa o leitor imerso em tensão, sabe-se que algo maligno está escondido por trás daquelas frases e palavras de abertura, mas invisível ao olhos passa sorrateiramente pelo canto da visão, partilhando com protagonista o medo e terror. Ao mesmo tempo o leitor é apresentado ao casal de detetives Bobby e Julie Dakota, o autor tem um carinho especial para tecer a relação existente entre os dois, e apesar de seguirem o estereótipo dos heróis bondosos de Koontz, neste caso o desenvolvimento das personalidades alimenta a profundidade da trama.

Bobby possui um senso protetor gigantesco com relação a sua esposa, é instintivo e guiado pela emoção, o oposto de Julie que é quem faz o que tem que ser feito, mesmo que isso seja questionável às vezes, guiada pela razão e sem dar vazão ao sentimentalismo no trabalho forma uma dupla diferente e ao mesmo tempo perfeita com seu marido. 

Há mais personagens que tem relevância ao enredo, mas não falarei deles para não estragar a surpresa e emoção de descobri-los durante a leitura, a capacidade de surpreender presente na história é seu principal trunfo. A construção mais admirável de Koontz no livro é seu vilão. Definitivamente um dos mais cruéis, profundos e violentos que ele deu vida. Uma mistura de serial killer com poderes sobrenaturais elevando o grau de periculosidade e tornando-o perturbado no sentido mais doentio da palavra. Destaque para a maneira como o leitor entra na mente do psicopata nas suas investidas mais sangrentas além de experimentar as sensações finais de algumas de suas vítimas.

Em A Casa do Mal, Koontz fala sobre a condição humana mostrando o que existe de mais belo e o contraste com o lado mais obscuro de nossa alma. Consegue tirar do leitor as mais diferentes reações, deixando-o triste com as derrotas e feliz com as conquistas,  tenso quando o protagonista é encurralado e aliviado quando uma fuga se concretiza. Misturando suspense, horror, um toque de ficção cientifica e fantasia criou um livro maravilhoso que irá  agradar os fãs do gênero e iniciará em muitos a paixão pelo terror. Leitura Obrigatória!

   
  A Casa do Mal (1994) | Ficha Técnica 
   Título original: The Bad Place (1990)
   Autor: Dean Koontz
   Tradutores: Geni Hirata
   Editora: Record
   Páginas: 414 páginas
   Compre: ---
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Nossa, fiquei animada com esse livro. Pena que é difícil de encontrar, mas se qualquer dia desses eu der de cara com um exemplar, não vou exitar em comprá-lo. Mais uma ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara faz uns 5 anos que eu dei uma lida neste livro, e um dos meus preferidos do Dean Koontz junto com Velocidade e Os Olhos do Dragão !

    ResponderExcluir
  3. Acho que meu xará Andre se enganou no comentário. Os Olhos do Dragão é um livro do Stephen King. Se não me engano o do Koontz se chama Lágrima do Dragão! Eu tenho esse livro da Casa do Mal, porém ainda não o li.

    ResponderExcluir
  4. A Casa do Mal é O livro para se ter em uma estante de terror. O livro do Dean chama-se Lágrimas do Dragão e se não me engano é seu unico livro que teve duas edições aqui no Brasil, eu o li também já tens uns bons 3 anos, possui uma temática parecida com A Casa do Mal, um vilão com superpoderes porém este segundo é bem melhor. Velocidade é meu favorito, tirando a série do Odd, dos lançamentos do Koontz no século XXI

    ResponderExcluir
  5. Troquei as bolas ... Mais o importante e que o Sr Dean koontz e muito bom ! Rafa se tiver como vc conseguir o livro Intensidade do Sr Koontz, pode ler cara e muito bom !

    ResponderExcluir
  6. Eu li Intensidade essa semana e como disse é muito bom! Dá pra notar que o Dean já estava mudando o seu estilo do sobrenatural para a maldade humana. O vilão é um dos melhores que já vi e o ritmo intenso demais. Em breve resenha!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha esquecido desse livro... faz um tempo que o li. Foi impressionante! Eu cheguei a pegar outros livros dele pra ler, mas nunca o fiz :/ Vou ter que corrigir esse equívoco (mais um) de minha parte.
    Amei a resenha =)

    ResponderExcluir
  8. Esse livro, pra mim foi o melhor do Koontz. Tem um final ótimo, que a gente fica pensando por dias e dias... Outro que gostei foi o Do Fundo dos Seus Olhos, achei o vilão do livro bem legal e engraçado. De resto, parabéns pelo blog, estou anotando várias sugestões.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo e...AMANDOOOOO!!! Caramba, que livro bom!

    ResponderExcluir
  10. To começando a ler esse livro hoje! Obrigado pela indicação

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler ontem hoje 11/02/2022
    Não considerei terror, tá mais pra suspense e ficção científica.
    O livro é bom, os personagens também e a história é ótima, sempre deixando dúvida na sua cabeça do que está acontecendo e imaginando mil tipos de finais.
    Li por indicação de uma resposta de e-mail que enviei pra vocês, sobre indicação de livros Koontz e Cook creio que em 2017 ou 2018
    Esse é o meu 2° de Koontz, o 1° foi intensidade (muito bom também)

    ResponderExcluir